A charge acima mostra um problema muito comum para os cadeirantes da nossa sociedade: a falta de acessibilidade a eles devido a obstáculos (no caso da charge, a escadaria) que os impedem transitar com liberdade.
A Lei nº 10.098 de 19/12/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Infelizmente esta Lei é muito ignorada pelos brasileiros, causando a exclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Fonte: www.deficienteonline.com.br
Postagem realizada por Thaís Bosner
Olá futuros psicólogos!
ResponderExcluirComo fisioterapeuta, eu vejo o quanto é complicado a acessibilidade de cadeirantes em lugares públicos, mesmo como consumidores é difícil comprar uma roupa ou comer em algum restaurante. Essa lei deveria ser de conhecimentos de todos; por que não a vemos em noticiários ou em campanhas publicitárias...?
Abraço de um blogueiro navegante.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)
Convido para leiam e comentem “O XONGAS” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com
Caso gostem do blog, conto com seus votos nessa segunda fase do Top Blog. Obrigado!
é inaceitavel esse tipo de situação nos dias de hoje. muito triste pensar que muitas pessoas passam por situações como essa todos os dias e nenhuma atitude é tomada
ResponderExcluirQue pena que, embora que exista uma lei para regular isso, ela seja ignorada. Acredito que já que as pessoas acabam por ignorar essa lei, ela deveria impor sanções mais severas para aqueles estabelecimentos que não disponibilizam meios de locomoção para os cadeirantes.
ResponderExcluirCamila.
Olá, Jeferson! Como fisioterapeuta tu deves saber mesmo como esse pessoal com limitações físicas sofre. Então, como poderíamos ajudar eles? Abraço para ti também!
ResponderExcluirEduardo, concordamos contigo. É inaceitável esse tipo de situação. Com todo o avanço tecnológico, troca de informações por todo momento e nós, seres humanos, somos incapazes de ajudar quem possui limitações.
Camila, com certeza essa Lei deveria ter sanções mais severas. Cabe a cada um de nós fazermos nossa parte e o governo fiscalizar fortemente os estabelecimentos para ver se está tudo de acordo como manda a legislação.
Mesmo com a lei, essa situação é bem comum em nosso país,nãosó cadeirantes, mas pessoas cegas,surdas ou que tenho algum tipo de deficiência ainda continuam sofrendo com a falta de acessibilidade.
ResponderExcluirEssas pessoas continuam sendo excluídas, mesmo com o avanço da tecnologia. É preciso tomar consciência de que essas pessoas também são cidadãos e que precisam ter seus direitos respeitados.
Ana Clara